Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

JOAQUIM E SEU ESTRANHO AMIGO




Joaquim, sentado na cadeira, contemplava as cascas de melancia abandonadas sobre a mesa da cozinha...

Ele sentiria saudade do amigo que sempre deixava uma moeda de ouro quando retirava as cascas. Agora, elas permaneciam ali... E, ao lado delas, havia um bilhete que dizia: “Joaquim, sou muito grato a você pelas cascas e também por sua amizade. Mas tudo o que começa, um dia, tem que acabar, e o término da minha permanência nesta dimensão também estava previsto. Eu teria ido embora sem me despedir porque odeio despedidas!... Mas a minha distração obrigou-me a escrever-lhe este bilhete para pedir-lhe um favor: Faça um buraco no chão da sua cozinha e cave um túnel até a minha árvore, para libertar o gato que ficou preso no momento em que fiz desaparecer a porta que havia no tronco da árvore. Você saberá em que direção cavar, porque haverá uma bola de luz à sua frente lhe indicando o caminho. A porta, na árvore, conduzia a uma escada que dava acesso aos cômodos subterrâneos. O gato ficará bem por alguns dias porque há ar e comida... Mas eu não terei paz enquanto ele não for libertado.”.

Enquanto Joaquim lia e relia o bilhete, ele pensava: “Era só o que me faltava: ter que cavar um túnel para libertar um gato!... Mas, apesar de ele ser meio esquisito,  eu admirava aquele homem baixinho de orelhas pontudas e estou disposto a fazer o que ele me pediu.”.

Na manhã seguinte, Joaquim levantou cedo e tomou um café reforçado. Depois preparou dois sanduíches, embalou algumas fatias de melancia e colocou-os dentro de uma cesta, ao lado de uma garrafa de água. Ele saiu no quintal e foi até o galpão apanhar a pá e a enxada. Ele retornou à cozinha, quebrou um pedaço do piso e começou a cavar o túnel, guiado por uma bola de luz que parecia ter vida própria.

Joaquim passou vários dias cavando e teve que retornar muitas vezes à sua casa... Mas, apesar do cansaço, ele não desistiu e continuou cavando até, finalmente, chegar à casa subterrânea que o seu amigo ocupara.

Decepcionado por não ter encontrado o gato, ele sentou em uma poltrona e reparou que, do lado direito, sobre uma mesinha, havia uma flauta e, sob a flauta, havia uma folha de papel cuidadosamente dobrada.

Ele levantou a flauta e apanhou o papel imaginando tratar-se de um bilhete que o estranho homem baixinho, de orelhas pontudas, deixara. Ele não se enganou... O bilhete dizia: “Você não cavou um túnel para encontrar um gato que nunca existiu!... Eu inventei essa história porque precisava que você cavasse por algum motivo que não fosse a sede de riquezas. Todo o ouro que acumulei agora é seu, e você o encontrará dentro de um baú que guardo em meu quarto. Esse baú não tem fundo... Isso significa que o ouro dentro dele jamais se extinguirá... Quanto às cascas de melancia, eu nunca precisei delas e sempre as enterrei após retirá-las da sua casa. Era o interior do seu coração que eu precisava conhecer antes de entregar-lhe o meu tesouro. Seja generoso e use as moedas com humildade, modéstia e sabedoria.”.

Agradecido, Joaquim seguiu a recomendação do amigo. Ele se casou e beneficiou muitas pessoas com sua fortuna. Mas, nem mesmo para a sua amada esposa, ele contou que possuía uma fonte inesgotável de riquezas.



Texto: Sisi Marques

Arte: Felipe Farias



Querido Leitor,

Leia também a história: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário